sexta-feira, 2 de setembro de 2011

EaD - Somando Conhecimento

v  O que é?
v  Como é?
v  Para quem é?
São tantos sites, artigos, blogs, etc, que se encontram disponíveis para que a população possa se informar e principalmente formar sua própria opinião sobre o assunto. Uns textos apoiam, outros criticam; alguns abrem espaço e desafiam a discussão popular sobre este novo método de ensino-aprendizagem.
A EaD (Educação a Distância) – é vista/entendida por uma grande parte da população como a solução para a formação e realização profissional de muitas pessoas que por inúmeros motivos não tiveram a oportunidade de fazê-lo pelo método presencial. Outros, já tem uma opinião contrária.
O site http://www.futuroprofessor.com.br/, em seu artigo Educação a Distância (EAD) & e-Learning quarta-feira, julho 11th, 2007, tem contribuições interessantes e importantes no meu ponto de vista, como as participações de Miriam Raquel (post em 20/08/09-20h53), Ricardo (post em 16/02/11-13h34), de AAQ (post em 05/06/11-15h26), de Gladis (post em 04/08/11-21h36) e a de Thiago Silva (post em 31/08/11-15h52).

Merecem consideração especial as participações da Gladis, por enfatizar o objetivo final da Educação. E, a do Thiago Silva, por explanar magnificamente a importância principal da Educação na vida das pessoas. Seja através do método presencial ou EaD. E principalmente por apresentar de forma clara e objetiva utilizando-se de de uma linguagem simples e informal as principais diferenças entre os dois métodos do ensino-aprendizagem.

Aproveitando o gancho da expressão final do Thiago Silva, é oportuno aqui destacar e enfatizar que a EaD, não é para qualquer pessoa. Pois, é um método que visa a progressiva pro-atividade e autonomia profissional e intelectual do(s) participantes.
De acordo com estudiosos, o sucesso da EaD depende de fatores como:
- criação/criatividade por parte da Instituição e do Instrutor;
- oportunidades adequadas para o diálogo entre Professor e Aluno;
- materiais didáticos adequadamente estruturados para a aprendizagem (impresso/teleconferência);
- mudanças no papel tradicional dos Professores para facilitar/favorecer a participação e co-responsabilidade dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário