sexta-feira, 16 de setembro de 2011

EaD – a modalidade do futuro!


A EaD é detentora de um tema infinito. Quanto mais se aprende, mais vontade de aprender se tem. Diversas opiniões enriquecem constantemente o conteúdo. E, não menos que isso, o avanço tecnológico soma esforços para oferecer a acessibilidade a todos os interessados/envolvidos.

Como tarefa de Desafio de Aprendizagem da Disciplina: A EaD no Brasil e no Mundo (Especialização em Metodologia e Gestão para EaD, da Unianhanguera), pesquisei e visitei diversos BLOGS. Porém foi árdua a tarefa de encontrar blogs ativos, conforme determinou o Prof. Dr. João Mattar. A maioria deles, não mantém uma constância em postagens semanais. O que me deixou, bastante perplexa, tendo em vista a atualidade do tema EaD, dentro do contexto da Educação no Brasil e no Mundo.

Participei, interagi em três deles, os quais estão copiados abaixo, na sua íntegra, pois, na própria interatividade, está exposto meu progresso de aprendizagem e opinião favorável, referente a EaD.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
1) TEMA: ABC da EaD
§  Rozania M de Souza disse:
Olá, Profa Lucina G Gomes!
Li seu comentário e faço minhas suas palavras!
Pois, concordo 100% com o seu depoimento.

Ao Prof. Mattar!
Gostaria de dizer, que graças a sua aula na Disciplina da Pós-Graduação em Metodologia e Gestão para EaD. Descobri novos horizontes, nova forma de pesquisa e aperfeiçoamento. Não só no tocante ao aprendizado sobre a EaD propriamente dita, como na pró-atividade e autonomia do aprendizado por novas tecnologias. Em suma, hoje me sinto uma “EaD 100%”, seja atuando como docente ou a nível de aluna do Curso de Pós-Graduação que a UNIANHANGUERA disponibilizou.

Um abraço e SUCESSO à todos

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
2) TEMA: PRECONCEITO NÃO! (Campanha: A Educação não é Fast-Food)


Douglas, Parabéns, pela iniciativa.

É isso aí!

É de ficar indignado mesmo.

Acredito que quem começou esta campanha, nunca participou de uma aula/curso EaD. Não faz idéia do quanto esta modalidade ajuda no crescimento/desenvolvimento e amadurecimento pessoal e profissional do acadêmico. Pois é o único método do ensino-aprendizagem que promove a pró-atividade e a autonomia organizacional e disciplinar do estudante.

Acredito também que como mencionado neste  post - os Conselhos Federais e Regionais, além de acompanhar e  fiscalizar as atividades, devem exigir tanto das IES como do MEC - uma crescente qualidade no ensino profissionalizante.

E a EaD, com a formatação semi-presencial é a mais indicada. Pois, se dispõe a ir o mais próximo possível do aluno, dando a oportunidade de muitas pessoas realizarem o sonho de uma formação superior com qualidade. Favorecendo na maioria dos casos uma mudança significativa a condição de vida destas pessoas.

E, para finalizar, é bom lembrar de que não é o método que faz um bom profissional. Mas, sim o desejo individual de acreditar e amar a profissão que escolheu e fazer dela um ícone de respeito aos demais que convivem, participam e fazem parte da mesma.
 2 de setembro de 2011 17:50


-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
3) TEMA: SOBRAM VAGAS PROUNI – 05.09.11
05-09-2011
14:53

Que ABSURDO!

É inacreditável a estatística dessa matéria.

Com tanta gente, precisando de apoio/ajuda financeira para conseguir estudar. Pois, o estudo no Brasil é caro e infelizmente a remuneração dos alunos está aquém do necessário para a realização deste sonho pessoal.

Não acredito que seja a modalidade EaD. Pois esta modalidade está bem difusa e com certeza é a modalidade de ensino que dará sustentação e proporcionará a realização profissional de muita gente. A sua metodologia e a flexibilidade, além de promover a autodisciplina e pró-atividade, incentiva a autonomia estudantil.

Acredito sinceramente que é a falta de informação, publicidade e divulgação sobre este procedimento.

Talvez fosse interessante o uso de publicidade/propaganda/chamadas voláteis e rotativas em sites públicos, tanto na página principal, quanto na guia lateral da página de e-mails.

Lanço aqui este desafio e vamos avaliar depois a nova estatística.


Neste período de vivência (docente e discente) com a EaD, o que posso concluir é de que a própria metodologia leva a interatividade. Desperta na pessoa a vontade de ir além, de estar conectado, de estar atualizado. Ferramentas diversas são oferecidas para atender a todas as necessidades. Dando a opção de poder criar a própria personalidade virtual.

E, para finalizar meu pensamento, nesta tarefa, registro minha frustração quanto a experiência de interatividade nos posts. Eu esperava bem mais participações, nos Blogs que escolhi, tendo em vista a grande divulgação sobre os artigos mencionados e o grande número de participantes deste curso.  Como diz a Cláudia Baptista Serra, em sua grande contribuição/participação (16 de setembro de 2011 às 11:22), no Blog do Prof. Dr. João Mattar, quando ressalta a preciosidade da modalidade EaD. "(...) a INTERAÇÃO é imprescindível para o processo ensino aprendizagem. Falamos esperando que alguém nos ouça... escrevemos esperando que alguém leia... e talvez muito mais que isso... que ouçam e/ ou leiam interagindo conosco => TUTOR e COLEGAS. Assim sendo, os blogs, as plataformas dentre outras ferramentas utilizadas na EaD são importantíssimas para que a aprendizagem flua. Porém, somente a ferramenta não é suficiente! É preciso o HUMANO por trás dela!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário