quinta-feira, 12 de julho de 2012

Administração Eficaz



INTRODUÇÃO:                             

As constantes mudanças do mercado de trabalho, devido a globalização, fez com que as empresas buscassem novas formas de administração. Assim, a Gestão de Pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido nestes últimos anos. E muitas vezes é através da excelência nas definições de estratégias por parte da Cúpula Institucional, alicerçadas em uma eficiente e participativa Gestão de Pessoas que está contido o fator determinante para o sucesso da empresa. Dentro desta visão ADMINISTRATIVA. Será elaborado uma Proposta Pedagógica para a Disciplina de Gestão de Recursos Humanos do Curso de ADMINISTRAÇÃO, na modalidade EaD.

 ETAPA 1 – Desenvolvimento da Proposta

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: Gestão de Recursos Humanos

MÍDIA: Fórum de discussão, Blog, e-mail, Chat.

EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO: Professores conteudistas, Tutores Presenciais e a Distância. Suporte Técnico e Pedagógico.

OBJETIVO: Mostrar as novas características e o novo perfil dessa área de atividade e os papéis desempenhados por seus profissionais. Além de preparar o acadêmico para que ao final da disciplina esteja apto para assumir qualquer função dentro da área de Recursos Humanos.

PROPOSTA PEDAGÓGICA:
·     Página Pessoal: esta página contará com os dados dos alunos e também com os links que o direcionará ao fórum de discussão online, ao blog, aos materiais das aulas e informações gerais sobre o curso e as disciplinas.
·     Editor de texto: Tamplates Word e arquivos em PDF.
·     Editor de apresentação: Slides/PowerPoint, vídeos.
·     Editor Gráfico: PhotoShop, Corel, PhotoPaint, PhotoScape, Paint.NET.
·     Acompanhamento diário e planilha de acompanhamento: Salas virtuais, relatórios de acesso e links de criação e acompanhamento incentivando o espírito de estudo interativo. Utilizados como uma das formas de avaliação.

 ETAPA 2 – Conteúdo e Avaliação

          Nesta etapa o papel do Desing Instrucional, torna-se fundamental. Assim como a participação da equipe técnica. Pois todo o conjunto da proposta para a elaboração dos conteúdos e formas de avaliação devem ser feitos com criatividade, sem perder o foco do objetivo principal que é: incentivar e atrair o acadêmico para a leitura, interpretação e avaliação do seu aprendizado, através da autonomia e capacidade de planejamento individual.

·     Conteúdo: O material será disponibilizado para acompanhamento: tanto digital <incentivando o boom do controle ambiental>, como na opção de download para impressão ou estudo offline. Todo o conteúdo contará com ilustrações gráficas, links de vídeos e artigos para agregar valor de aprendizado ao conteúdo. Sempre que oportuno haverá a inserção de sons e animações gráficas enriquecendo/valorizando os exemplos citados.

·     Avaliação: Como o objetivo desta disciplina não é avaliar o conhecimento, mas, sim apresentar aos futuros administradores as novas características e o novo perfil dessa área de atividade. O sistema de avaliação será feito de forma simples e direta, através da mensuração de participação e qualidade contributiva nos fóruns, debates, blogs, e outras mídias citadas na etapa 1 acima. Como uma espécie de desafio individual de crescimento cultural e conteudista. Onde, será perfeitamente possível avaliar de forma contínua a harmonia entre a habilidade e a capacidade de individualmente construir o seu próprio processo de auto-aprendizagem.

 ETAPA 3 – Qual o Papel do Educador/Tutor

Não há Educação/Ensino – sem a pessoa do PROFESSOR. Independentemente da posição/função que ocupa nas Instituições de Ensino.

·     Educador – Professor EaD:  É dele a responsabilidade de por meio da utilização das mídias disponíveis e plataformas de ensino desenvolver e apresentar o conteúdo a ser trabalhado. Promovendo a construção do conhecimento e privilegiando o trabalho e a aprendizagem em equipe.

·     Tutor a Distância (online): Este profissional terá como seu principal desafio à construção de novas maneiras de ensinar e aprender, através do uso de toda potencialidade que as tecnologias de informação e comunicação modernas podem oferecer. Além do que, fica sob sua responsabilidade a criatividade e a capacidade de incentivar a participação dos estudantes em Fóruns de discussão, blogs, etc.

·     Tutor Presencial: O Tutor presencial tem em si a responsabilidade de desenvolver e proporcionar um diferencial para a aprendizagem individual e coletiva, utilizando-se de uma originalidade metodológica. Pois, é através da sua atuação que os acadêmicos irão aprofundar conhecimentos e aprenderão a sistematizá-los. Da mesma forma que está sob a responsabilidade a preparação e a conscientização da postura profissional de cada acadêmico. Também é de sua alçada a responsabilidade de planejar o tempo da aula prática, a orientação e mediação dos acadêmicos junto ao Professor EaD durante as aulas satelitárias. E fazer com que a relação virtual não influencie no desenvolvimento do auto-aprendizado.


CONCLUSÃO:

Este Desafio de Aprendizagem favoreceu uma reflexão sobre a importância a ser dada em todo o conjunto de ações que envolvem um Curso a Distância. O grau de envolvimento e complexidade. A preocupação com detalhes e segurança de revisão por mais de uma pessoa/equipe. Evitando margem de erros e desencontro de informações. Porque no final da montagem deste quebra-cabeça, todas as peças devem estar devidamente e milimetricamente alinhadas para que o objetivo seja obtido. Uma das maiores preocupações das IES, com o Projeto Pedagógico, tem a ver com a representatividade do seu potencial transformador para a avaliação e retroalimentação das próprias Instituições e seus Cursos. Fazendo-se conhecidas e reconhecidas pelo público-alvo e órgãos do governo.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Carina.
- Propostas Metodológicas e Uso das Tecnologias em EaD. Diretoria de Extensão e Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, 2011.
- Desenvolvimento de atividades de aprendizagem eficientes. Departamento de Extensão e Pós Graduação. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2011.

AZEVEDO, Adriana Barroso. Tutoria em EAD. Departamento de Extensão e Pós-Graduação. Valinhos, SP. Anhanguera Educacional, 2011.

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