INTRODUÇÃO:
As
constantes mudanças do mercado de trabalho, devido a globalização, fez com que
as empresas buscassem novas formas de administração. Assim, a Gestão de Pessoas
é uma das áreas que mais tem sofrido nestes últimos anos. E muitas vezes é
através da excelência nas definições de estratégias por parte da Cúpula
Institucional, alicerçadas em uma eficiente e participativa Gestão de Pessoas
que está contido o fator determinante para o sucesso da empresa. Dentro desta
visão ADMINISTRATIVA. Será elaborado uma Proposta Pedagógica para a Disciplina
de Gestão de Recursos Humanos do Curso de ADMINISTRAÇÃO, na modalidade EaD.
ETAPA 1 – Desenvolvimento da Proposta
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: Gestão de Recursos Humanos
MÍDIA: Fórum de discussão, Blog, e-mail,
Chat.
EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO:
Professores conteudistas, Tutores Presenciais e a Distância. Suporte Técnico e
Pedagógico.
OBJETIVO: Mostrar
as novas características e o novo perfil dessa área de atividade e os papéis
desempenhados por seus profissionais. Além de preparar o acadêmico para que ao
final da disciplina esteja apto para assumir qualquer função dentro da área de
Recursos Humanos.
PROPOSTA PEDAGÓGICA:
· Página Pessoal: esta
página contará com os dados dos alunos e também com os links que o direcionará
ao fórum de discussão online, ao blog, aos materiais das aulas e informações gerais
sobre o curso e as disciplinas.
· Editor de texto: Tamplates
Word e arquivos em PDF.
· Editor de apresentação: Slides/PowerPoint,
vídeos.
·
Editor Gráfico: PhotoShop, Corel, PhotoPaint, PhotoScape, Paint.NET.
· Acompanhamento diário e planilha de
acompanhamento: Salas virtuais, relatórios de acesso e links de
criação e acompanhamento incentivando o espírito de estudo interativo. Utilizados
como uma das formas de avaliação.
ETAPA 2 – Conteúdo e Avaliação
Nesta etapa o papel do Desing
Instrucional, torna-se fundamental. Assim como a participação da equipe
técnica. Pois todo o conjunto da proposta para a elaboração dos conteúdos e
formas de avaliação devem ser feitos com criatividade, sem perder o foco do
objetivo principal que é: incentivar e atrair o acadêmico para a leitura,
interpretação e avaliação do seu aprendizado, através da autonomia e capacidade
de planejamento individual.
· Conteúdo: O material será
disponibilizado para acompanhamento: tanto digital <incentivando o boom do
controle ambiental>, como na opção de download para impressão ou estudo
offline. Todo o conteúdo contará com ilustrações gráficas, links de vídeos e
artigos para agregar valor de aprendizado ao conteúdo. Sempre que oportuno
haverá a inserção de sons e animações gráficas enriquecendo/valorizando os
exemplos citados.
· Avaliação: Como o objetivo desta
disciplina não é avaliar o conhecimento, mas, sim apresentar aos futuros
administradores as novas características e o novo perfil dessa área de
atividade. O sistema de avaliação será feito de forma simples e direta, através
da mensuração de participação e qualidade contributiva nos fóruns, debates,
blogs, e outras mídias citadas na etapa 1 acima. Como uma espécie de desafio
individual de crescimento cultural e conteudista. Onde, será perfeitamente
possível avaliar de forma contínua a harmonia entre a habilidade e a capacidade
de individualmente construir o seu próprio processo de auto-aprendizagem.
ETAPA 3 – Qual o Papel do Educador/Tutor
Não há
Educação/Ensino – sem a pessoa do PROFESSOR.
Independentemente da posição/função que ocupa nas Instituições de Ensino.
· Educador – Professor EaD: É dele a responsabilidade de por meio da
utilização das mídias disponíveis e plataformas de ensino desenvolver e
apresentar o conteúdo a ser trabalhado. Promovendo a construção do conhecimento
e privilegiando o trabalho e a aprendizagem em equipe.
· Tutor a Distância (online): Este
profissional terá como seu principal desafio à construção de novas maneiras de ensinar
e aprender, através do uso de toda potencialidade que as tecnologias de
informação e comunicação modernas podem oferecer. Além do que, fica sob sua
responsabilidade a criatividade e a capacidade de incentivar a participação dos
estudantes em Fóruns de discussão, blogs, etc.
· Tutor Presencial: O Tutor
presencial tem em si a responsabilidade de desenvolver e proporcionar um
diferencial para a aprendizagem individual e coletiva, utilizando-se de uma
originalidade metodológica. Pois, é através da sua atuação que os acadêmicos
irão aprofundar conhecimentos e aprenderão a sistematizá-los. Da mesma forma
que está sob a responsabilidade a preparação e a conscientização da postura
profissional de cada acadêmico. Também é de sua alçada a responsabilidade de planejar
o tempo da aula prática, a orientação e mediação dos acadêmicos junto ao
Professor EaD durante as aulas satelitárias. E fazer com que a relação virtual
não influencie no desenvolvimento do auto-aprendizado.
CONCLUSÃO:
Este
Desafio de Aprendizagem favoreceu uma reflexão sobre a importância a ser dada
em todo o conjunto de ações que envolvem um Curso a Distância. O grau de
envolvimento e complexidade. A preocupação com detalhes e segurança de revisão
por mais de uma pessoa/equipe. Evitando margem de erros e desencontro de
informações. Porque no final da montagem deste quebra-cabeça, todas as peças
devem estar devidamente e milimetricamente alinhadas para que o objetivo seja
obtido. Uma das maiores preocupações das IES, com o Projeto Pedagógico, tem a
ver com a representatividade do seu potencial transformador para a avaliação e
retroalimentação das próprias Instituições e seus Cursos. Fazendo-se conhecidas
e reconhecidas pelo público-alvo e órgãos do governo.
BIBLIOGRAFIA:
ALVES,
Carina.
- Propostas
Metodológicas e Uso das Tecnologias em EaD. Diretoria de Extensão e
Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, 2011.
-
Desenvolvimento de atividades de aprendizagem eficientes. Departamento de
Extensão e Pós Graduação. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2011.
AZEVEDO,
Adriana Barroso. Tutoria em EAD. Departamento de Extensão e Pós-Graduação.
Valinhos, SP. Anhanguera Educacional, 2011.
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