QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
AUTORA: ROZANIA MARIA DE
SOUZA
RESUMO
Um curso a distância tem sua qualidade garantida quando consegue vencer
o desafio de através de suas metodologias, ajudar os alunos a desenvolver
habilidades, atitudes e competências cognitivas, além de permitir que ao longo
do tempo de estudo, ele seja capaz de se tornar autônomo, responsável e de se
sentir seguro quanto a sua auto-avaliação.
O grande diferencial desta metodologia educacional é sustentado através
de referenciais de qualidade normatizados e das TICs, que a cada dia, facilitam
a interatividade entre corpo docente, discente e quadros administrativo e operacional
das IES.
Embora a EaD, esteja em alta no Brasil, percebe-se que uma grande
maioria dos alunos ainda não absorveram o “conceito aluno EaD”. Eles ainda não
conseguem perceber que o grande diferencial desta modalidade está tão e somente
na flexibilidade de tempo e local para a construção de conhecimentos e
desenvolvimento de competências e responsabilidades relativas ao estudo.
A pergunta que paira sobre esta modalidade é: Quando será que diminuirá
a distância entre Educar e Educar-se a distância?
PALAVRAS-CHAVE
Aprendizagem, Desafio, Gestão
INTRODUÇÃO
A educação é o maior pilar do desenvolvimento humano, social, cultural
e econômico de toda nação. Por isso, a EaD, surgiu para encurtar distâncias e
fazer com que através desta modalidade, mais pessoas tenham acesso a uma
formação profissional digna e que consigam através da mesma conquistar um
futuro melhor.
Como todo método educacional, a EaD,
está devidamente regulamentada e nos últimos anos, autoridades
educacionais tem trabalhado de forma intensa no intuito de melhorias contínuas
para garantir a equivalência em qualidade e avanços tecnológicos que
proporcionem cada vez mais a flexibilização de tempo e espaço ao aluno EaD.
Dentre estas atividades está os Referenciais de Qualidade em EaD que
será estudado nesta atividade avaliativa modular.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E DISCUSSÃO
Um dos principais itens dos “Referenciais
da Qualidade em EaD”, refere-se a responsabilidade da Gestão da Unidade, dos
Pólos de Apoio e dos Pólos Parceiros. É preciso estar atenta para a importância
das tecnologias nesta metodologia de ensino e a sustentabilidade financeira,
para que o investimento em recursos humanos, tecnológicos, materiais
educacionais, entre outros, não seja interrompido antes que o curso ofertado
seja finalizado. Prejudicando a Instituição Mantenedora e principalmente os
estudantes.
Roesler (UA-2011) lembra que “a Gestão
da aprendizagem, apresenta funções e processos diferenciados e que tais
serviços estão contidos no desenho pedagógico, no sistema tutorial e no
atendimento acadêmico”. Cujo tripé, “visa garantir o desenvolvimento do
processo de ensino-aprendizagem, de acordo com as necessidades e expectativas
dos alunos”. É fator primordial enfatizar que a EaD, ao contrário do que muitos
pensam, não significa redução de tempo ou integralização de currículos, cursos
ou programas didático-pedagógicos. Apenas oferece como um grande diferencial a
flexibilidade de tempo e espaço, garantindo ao aluno a possibilidade de ao seu
ritmo pessoal e profissional, estudar e aprender os conteúdos, além de realizar
as experimentações que serão exigidas pela profissão quando completado o curso,
disciplina ou nível de ensino.
A EaD tem sua própria identidade. Portanto, precisa de uma arquitetura e distribuição de conteúdos
personalizada. Assim, é indispensável: planejamento, administração, lógica,
coerência, desenho instrucional, linguagem apropriada, acompanhamento tutorial,
sistemas de avaliação diferenciados, etc. E para garantir a eficácia desta
modalidade, Roesler (UA-2011) enfatiza de que a utilização de recursos “precisa
apresentar princípios como a navegabilidade, a intertextualidade, a
interatividade e a conectividade, como forma de oportunizar percursos autônomos,
através dos links disponibilizados aos alunos.”
O sucesso de uma política de cursos a distância e a garantia dos serviços de qualidade dependem
praticamente da decisão e do comprometimento dos gestores das instituições e
dos sistemas educacionais. Porque, além de mobilizar recursos humanos e
pedagógicos, um curso a distância exige: infra-estrutura, recursos tecnológicos
e material proporcional ao número de alunos envolvidos e à extensão de
território a ser alcançada pela atividade, ou seja, os núcleos para atendimento
ao aluno. Estes núcleos ou pólos devem ser adequadamente equipados para que os
alunos distantes da sede tenham a mesma qualidade de atendimento daqueles que
residem perto e podem beneficiar-se eventualmente da infra-estrutura física da
instituição.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para muitos alunos, parece ser fácil estudar a distância. Mas na
verdade não é. Estudar a distância exige perseverança, autonomia, capacidade de
organizar o próprio tempo, domínio de leitura, interpretação e, eventualmente,
de tecnologia.
Já os professores vêem nesta modalidade a oportunidade de tornarem-se
ainda mais autodidatas, porque ela exige um aperfeiçoamento constante. Desafios
tecnológicos e novas metodologias fazem do profissional da Educação um eterno
aprendiz.
A Legislação é transparente e ética quando determina que: as políticas,
as diretrizes e os parâmetros de padrão de qualidade estejam contemplados nas
normas institucionais para cada nível educacional. Assim como, para cada curso
específico.
Também podemos dizer de forma sintetizada de que a EaD é feita por
pessoas e para as pessoas. Pois, conta com a competência e a criatividade de profissionais
envolvidos e comprometidos com a qualidade da educação a distância. Somando-se a
isso, a disponibilidade das modernas ferramentas tecnológicas que fornecem
softwares inteligentes que disponibilizam de formas síncronas e assíncronas o
armazenamento, a atualização e a recuperação de conteúdo amplo e diversificado.
REFERÊNCIAS
CASTRO NEVES, Carmen Moreira de.
Critérios de Qualidade para a Educação a Distância. In - Tecnologia
Educacional – ABT: Rio de Janeiro – v. 26, no. 141, abr/jun, 1998.
MATTAR, João
História da EaD – Departamento de Extensão de Pós-Graduação. Anhanguera
Educacional, 2011.
MORAN, José Manuel
Fundamentos, políticas e legislação em EaD. – Departamento de Extensão
e Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, 2011.
ROESLER, J.
Os parâmetros legais para uma educação a distância de qualidade –
Departamento de Extensão e Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, 2011.
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