quarta-feira, 11 de julho de 2012

Qualidade na EaD



QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AUTORA: ROZANIA MARIA DE SOUZA

RESUMO

Um curso a distância tem sua qualidade garantida quando consegue vencer o desafio de através de suas metodologias, ajudar os alunos a desenvolver habilidades, atitudes e competências cognitivas, além de permitir que ao longo do tempo de estudo, ele seja capaz de se tornar autônomo, responsável e de se sentir seguro quanto a sua auto-avaliação.

O grande diferencial desta metodologia educacional é sustentado através de referenciais de qualidade normatizados e das TICs, que a cada dia, facilitam a interatividade entre corpo docente, discente e quadros administrativo e operacional das IES.

Embora a EaD, esteja em alta no Brasil, percebe-se que uma grande maioria dos alunos ainda não absorveram o “conceito aluno EaD”. Eles ainda não conseguem perceber que o grande diferencial desta modalidade está tão e somente na flexibilidade de tempo e local para a construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências e responsabilidades relativas ao estudo.

A pergunta que paira sobre esta modalidade é: Quando será que diminuirá a distância entre Educar e Educar-se a distância?

PALAVRAS-CHAVE
Aprendizagem, Desafio, Gestão


INTRODUÇÃO

A educação é o maior pilar do desenvolvimento humano, social, cultural e econômico de toda nação. Por isso, a EaD, surgiu para encurtar distâncias e fazer com que através desta modalidade, mais pessoas tenham acesso a uma formação profissional digna e que consigam através da mesma conquistar um futuro melhor.

Como todo método educacional, a EaD,  está devidamente regulamentada e nos últimos anos, autoridades educacionais tem trabalhado de forma intensa no intuito de melhorias contínuas para garantir a equivalência em qualidade e avanços tecnológicos que proporcionem cada vez mais a flexibilização de tempo e espaço ao aluno EaD.

Dentre estas atividades está os Referenciais de Qualidade em EaD que será estudado nesta atividade avaliativa modular.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E DISCUSSÃO

Um dos principais itens dos “Referenciais da Qualidade em EaD”, refere-se a responsabilidade da Gestão da Unidade, dos Pólos de Apoio e dos Pólos Parceiros. É preciso estar atenta para a importância das tecnologias nesta metodologia de ensino e a sustentabilidade financeira, para que o investimento em recursos humanos, tecnológicos, materiais educacionais, entre outros, não seja interrompido antes que o curso ofertado seja finalizado. Prejudicando a Instituição Mantenedora e principalmente os estudantes.

Roesler (UA-2011) lembra que “a Gestão da aprendizagem, apresenta funções e processos diferenciados e que tais serviços estão contidos no desenho pedagógico, no sistema tutorial e no atendimento acadêmico”. Cujo tripé, “visa garantir o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, de acordo com as necessidades e expectativas dos alunos”. É fator primordial enfatizar que a EaD, ao contrário do que muitos pensam, não significa redução de tempo ou integralização de currículos, cursos ou programas didático-pedagógicos. Apenas oferece como um grande diferencial a flexibilidade de tempo e espaço, garantindo ao aluno a possibilidade de ao seu ritmo pessoal e profissional, estudar e aprender os conteúdos, além de realizar as experimentações que serão exigidas pela profissão quando completado o curso, disciplina ou nível de ensino.

A EaD tem sua própria identidade. Portanto, precisa de uma arquitetura e distribuição de conteúdos personalizada. Assim, é indispensável: planejamento, administração, lógica, coerência, desenho instrucional, linguagem apropriada, acompanhamento tutorial, sistemas de avaliação diferenciados, etc. E para garantir a eficácia desta modalidade, Roesler (UA-2011) enfatiza de que a utilização de recursos “precisa apresentar princípios como a navegabilidade, a intertextualidade, a interatividade e a conectividade, como forma de oportunizar percursos autônomos, através dos links disponibilizados aos alunos.”

O sucesso de uma política de cursos a distância e a garantia dos serviços de qualidade dependem praticamente da decisão e do comprometimento dos gestores das instituições e dos sistemas educacionais. Porque, além de mobilizar recursos humanos e pedagógicos, um curso a distância exige: infra-estrutura, recursos tecnológicos e material proporcional ao número de alunos envolvidos e à extensão de território a ser alcançada pela atividade, ou seja, os núcleos para atendimento ao aluno. Estes núcleos ou pólos devem ser adequadamente equipados para que os alunos distantes da sede tenham a mesma qualidade de atendimento daqueles que residem perto e podem beneficiar-se eventualmente da infra-estrutura física da instituição.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para muitos alunos, parece ser fácil estudar a distância. Mas na verdade não é. Estudar a distância exige perseverança, autonomia, capacidade de organizar o próprio tempo, domínio de leitura, interpretação e, eventualmente, de tecnologia.

Já os professores vêem nesta modalidade a oportunidade de tornarem-se ainda mais autodidatas, porque ela exige um aperfeiçoamento constante. Desafios tecnológicos e novas metodologias fazem do profissional da Educação um eterno aprendiz.

A Legislação é transparente e ética quando determina que: as políticas, as diretrizes e os parâmetros de padrão de qualidade estejam contemplados nas normas institucionais para cada nível educacional. Assim como, para cada curso específico.

Também podemos dizer de forma sintetizada de que a EaD é feita por pessoas e para as pessoas. Pois, conta com a competência e a criatividade de profissionais envolvidos e comprometidos com a qualidade da educação a distância. Somando-se a isso, a disponibilidade das modernas ferramentas tecnológicas que fornecem softwares inteligentes que disponibilizam de formas síncronas e assíncronas o armazenamento, a atualização e a recuperação de conteúdo amplo e diversificado.



REFERÊNCIAS

CASTRO NEVES, Carmen Moreira de.
Critérios de Qualidade para a Educação a Distância. In - Tecnologia Educacional – ABT: Rio de Janeiro – v. 26, no. 141, abr/jun, 1998.

MATTAR, João
História da EaD – Departamento de Extensão de Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, 2011.

MORAN, José Manuel
Fundamentos, políticas e legislação em EaD. – Departamento de Extensão e Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, 2011.

ROESLER, J.
Os parâmetros legais para uma educação a distância de qualidade – Departamento de Extensão e Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, 2011.

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